Biblioteca Publica MS Dr. Isaias Paim
quinta-feira, 22 de julho de 2010
A biblioteca Dr. Isaías Paim e sua historia ...
A Biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim possui uma sede própria para a recepção ao público , no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho. A biblioteca foi fundada em dezembro de 1981 (conforme Decreto n. 826, de 05 Dezembro de 1981 – Diário Oficial n. 500) e inicialmente atendeu o público no Centro Cultural José Octavio Guizzo, ate 1997.
De 1998 a 1999, ficou instalada na rua 14 de julho, local onde anteriormente se localizava a Fundação de Cultura de MS .
De 2000 a setembro de 2006, esteve localizada na rua Barão do Rio Branco, ao lado do Rádio Clube .
Atualmente, no Memorial da Cultura, possui um espaço amplo para atender os visitantes.
A biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim leva esse nome devido a homenagem ao médico psiquiatra Dr. Isaías Paim doador de 4.800 livros de seu acervo particular para a instituição.
O acervo atual da biblioteca é de 30 mil exemplares, que estão organizados em seções temáticas.
A sala com acervo regional (obras produzidas em Mato Grosso do Sul, por autores regionais e com temas variados) abriga cerca de 5 mil livros. Na seção de literaturas infantil encontra-se cerca de 3 mil obras, que as crianças poderão consultar numa sala reservada, com televisão mesas e cadeiras apropriadas.
A seção de obras raras contem 1500 exemplares, somente para consulta local. Entre elas encontra-se e “Dicionario Frances de Política”, de M. Maurice Block, o livro mais antigo da seção datado de 1873.
Outros setores importantes são o de obras de referencias, onde estão as enciclopédias e dicionários, e o de periódicos, com revistas e jornais com acervo de arquivo de 12 mil revistas e expositor de consultas locais de jornais diarios, revistas e informativos.
A biblioteca conta tambem com um acervo de Cartografia, acervo para deficientes visuais, gibiteca, auditorio e um laboratorio de restauraçao de livros.
A biblioteca continua recebendo doãções de particulares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário