Biblioteca Publica MS Dr. Isaias Paim

Biblioteca Publica MS Dr. Isaias Paim
A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No local estão disponíveis cerca de 30.000 títulos para empréstimo e/ou consulta.Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade e a taxa de R$ 5,00 (por semestre) para a manutenção do acervo. Mais informações nos telefones: (67) 3316- 9161.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A biblioteca Dr. Isaías Paim e sua historia ...


A Biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim possui uma sede própria para a recepção ao público , no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho. A biblioteca foi fundada em dezembro de 1981 (conforme Decreto n. 826, de 05 Dezembro de 1981 – Diário Oficial n. 500) e inicialmente atendeu o público no Centro Cultural José Octavio Guizzo, ate 1997.

De 1998 a 1999, ficou instalada na rua 14 de julho, local onde anteriormente se localizava a Fundação de Cultura de MS .

De 2000 a setembro de 2006, esteve localizada na rua Barão do Rio Branco, ao lado do Rádio Clube .

Atualmente, no Memorial da Cultura, possui um espaço amplo para atender os visitantes.

A biblioteca pública estadual Dr. Isaías Paim leva esse nome devido a homenagem ao médico psiquiatra Dr. Isaías Paim doador de 4.800 livros de seu acervo particular para a instituição.

O acervo atual da biblioteca é de 30 mil exemplares, que estão organizados em seções temáticas.

A sala com acervo regional (obras produzidas em Mato Grosso do Sul, por autores regionais e com temas variados) abriga cerca de 5 mil livros. Na seção de literaturas infantil encontra-se cerca de 3 mil obras, que as crianças poderão consultar numa sala reservada, com televisão mesas e cadeiras apropriadas.

A seção de obras raras contem 1500 exemplares, somente para consulta local. Entre elas encontra-se e “Dicionario Frances de Política”, de M. Maurice Block, o livro mais antigo da seção datado de 1873.

Outros setores importantes são o de obras de referencias, onde estão as enciclopédias e dicionários, e o de periódicos, com revistas e jornais com acervo de arquivo de 12 mil revistas e expositor de consultas locais de jornais diarios, revistas e informativos.

A biblioteca conta tambem com um acervo de Cartografia, acervo para deficientes visuais, gibiteca, auditorio e um laboratorio de restauraçao de livros.



A biblioteca continua recebendo doãções de particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário